Em defesa das comunidades indígenas, Lia Nogueira cobra água e celebra novas casas

O investimento habitacional integra o projeto Oga Porã, que em guarani significa “casa bonita”, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida Rural, do governo federal.

Renata Rirossi - Assessoria

3/17/20251 min read

"Casa própria significa dignidade, segurança e a chance de um futuro melhor." Foi com essas palavras que a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) destacou a importância do anúncio da construção de 581 moradias para as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. Desse total, 300 casas serão destinadas às aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, beneficiando diretamente as famílias que há anos aguardam por melhores condições de vida.

Os investimentos integram o projeto Oga Porã, que em guarani significa “casa bonita”, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida Rural, do governo federal.

O anúncio foi feito na sexta-feira (14), durante evento em Dourados, que contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que estava acompanhada pelos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), entre outras autoridades.

Além das moradias, também foi oficializada a reabertura do aeroporto da cidade, uma conquista que promete impulsionar o desenvolvimento da região com mais investimentos, turismo e geração de empregos.

Em seu discurso, Lia Nogueira celebrou as entregas, mas reforçou que ainda há desafios urgentes a serem enfrentados, como a falta de água potável nas aldeias.

"É inadmissível que em pleno século 21 as comunidades indígenas ainda sofram com a falta de um direito básico como a água tratada. Já conseguimos a liberação de mais de R$ 50 milhões e a construção de poços artesianos está em andamento, mas não podemos descansar enquanto esse problema não for totalmente resolvido", afirmou a parlamentar.

A deputada também ressaltou que a reativação do aeroporto de Dourados, fechado há anos, representa muito mais do que a volta dos voos. "Estamos falando de mais emprego, mais oportunidades e mais desenvolvimento para toda a região", disse.